quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Roma Manda Remover Cadeados na Ponte Milvio


É tradição entre os casais que visitam a capital italiana fazer juras de amor na Ponte Milvio. Feita a jura o casal escreve os seus nomes num cadeado que depois é fechado em volta nas correntes da ponte que liga as duas margens do rio Tibre. Depois de a chave ser atirada ao rio, o amor durará para sempre. Foi esta a tradição que despertou a ira das autoridades romanas, que decretaram já que todos os cadeados acumulados serão retirados.
Com o objectivo de preservar a histórica ponte, durante esta semana trabalhadores camarários devidamente equipados vão fazer o que for necessário para que a Ponte Milvio se veja livre dos pesados cadeados que envolvem um dos seus pilares.
As autoridades camarárias explicam que se trata de uma questão de segurança, pois o peso do metal pode prejudicar as fundações da 'ponte do amor'.
A decisão não agradou a muitos romanos e, provavelmente a muitos não romanos que ali deixaram as suas juras de amor. Quem também não gostou desta decisão foi Frederico Moccia, o autor do romance de culto que se acredita ter sido o ponto de partida para esta recente tradição.
De acordo com o romance do autor italiano, um jovem casal escreve os seus nomes num cadeado que depois ata em volta de um dos candeeiros da Ponte Milvio. De seguida beijam-se e lançam a chave às águas do Tibre, tal e qual se faz hoje em dia na vida real.
Os defensores dos cadeados consideram que os mesmos não causam prejuízo nenhum à construção e que funcionam, inclusive, como uma atracção turística. Actualmente, muitos são os vendedores ambulantes que vendem cadeados nas imediações da ponte.
Fonte:SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário