segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

APRESENTAÇÃO

Blog Somar Você surgiu de 6 alunos da PUC GO de Publicidade e Propaganda, 1° período, impulsionados a fazer este projeto pela professora de técnicas de comunicação Francielle Felipe. Após diversas discussões sobre algum tema que fosse comum a todos do grupo, surgiu o amor, um tema universal que chama atenção de muitas pessoas, além de ser um tema central de diversas manifestações artístico- culturais, tais como música, filmes, cinemas, poemas, entre outros.

Dia 30 de novembro ocorreu uma palestra “‘bate- papo’: Convergências e divergências da prática do mercado de jornalistas e publicitários.” em sala com o jornalista Luiz Parahyba e o publicitário Lázaro Celso. O debate girou sobre o fato de que na atualidade o mercado de trabalho precisa que os profissionais de jornalismo e publicitário trabalhem juntos, para conseguir suprir as necessidades deste mercado, que está cada vez mais dinâmico, sedento por informações.

Luiz Parahyba e Lázaro Celso



Alguns pontos importantes ditos pelos profissionais:

· Os jornalistas e os publicitários são concorrentes no mercado, pois ambos exercem funções parecidas, dentro dos mesmos meios e, no entanto, um necessita do outro nas delegações de alguns departamentos;

· Temos que estar sempre antenados com as notícias que estão acontecendo no mundo, pois só assim, teremos artifícios em mãos para realizar trabalhos, em qualquer lugar, e em qualquer situação;

· Precisamos saber quais são os principais destaques de um jornal, senão estamos há um passo para trás, no compasso em que não teremos embasamento, para poder criar conclusões próprias acerca das idéias apresentadas por estas pessoas, ou seja, fortalecer a sua personalidade;

· O mercado está cada vez mais exigente e competitivo, o mesmo busca pessoas diferentes, e está fora dele quem não está inserido nos meios que ele está proporcionando e impondo na sociedade;

· Temos que absorver a linguagem da internet da melhor maneira possível, para não sofrermos com o analfabetismo virtual que nos dias atuais, já está quase que escasso;

· Para entrar no mercado é necessário estar inseridos em redes sociais, ter sempre uma agenda e saber escrever, saber criar um bom texto que é a base de todo bom profissional da área;

· Apesar de concorrentes, as convergências entre os publicitários e os jornalistas são bem maiores que as divergências. Os dois precisam se unir em uma sintonia para elaborarem da melhor forma possível uma campanha, por exemplo, o jornalista precisa do publicitário para divulgar a sua imagem, e o publicitário necessita do jornalista para utilizar a mídia. Assim, eles complementam-se, um auxiliando o outro, cada um trazendo suas informações necessárias para ter resultados concretos e satisfatórios para ambos.


A partir de todo esse processo, foi tirado a conclusão de usar a tecnologia a nosso favor, por esse motivo o blog já surge com suas paginas no twitter, facebook, flickr e tumblr.




Nenhum comentário:

Postar um comentário